O Centro Espírita Raios do Amanhecer, foi fundado no dia 07 de março de 2013 em Goiânia.
O nome da Instituição foi sugerido pela Espiritualidade em ligação a Colônia Espiritual Raios do Amanhecer.

Sejam bem-vindos(as)!!!
QUINTA-FEIRA (19h30): ESTUDO DOUTRINA DE JESUS E DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO

QUARTA-FEIRA (19h30): TRATAMENTO DE CURA, TRIAGEM E REUNIÃO PÚBLICA

Aviso importante: O Centro Espírita Raios do Amanhecer retornou todas as suas atividades presenciais dia 22 de junho de 2022, seguindo todos os protocolos de segurança.

31 de dezembro de 2014

FELIZ ANO NOVO!

O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos…
Assim, neste novo ano que se inicia possamos caminhar mais e mais juntos… Em busca de um mundo melhor, cheio de paz, saúde, compreensão e muito amor.
O ano se finda e tão logo o outro se inicia… E neste ciclo do “ir” e “vir” o tempo passa… E nem sempre estamos atentos ao que realmente importa.
Deixe a vida fluir e perceba entre tantas exigências do cotidiano o que é indispensável para você!
Que o Ano Novo renova nossas esperanças, e o fulgor dos nossos corações unidos intensifique a manifestação de um Ano Novo repleto de vitórias! E que o resplendor dessa chama seja como a tocha que ilumina nossos caminhos para a construção de um futuro, repleto de alegrias! E assim tenhamos um mundo melhor!

Muita paz em seu contínuo despertar.
Feliz Ano Novo!


28 de novembro de 2014

Notas Breves

Não perca tempo.
Não fuja ao dever.
Respeite os compromissos.
Sirva quanto possa.
Ame intensamente.
Trabalhe com ardor.
Ore com fé.
Fale com bondade.
Não critique.
Observe construindo.
Estude sempre.
Não se queixe.
Plante alegria.
Semeie paz.
Compreenda e beneficie.
Conserve a consciência tranquila.
Auxilie generosamente.

Cultive sinceridade, aceitando-se como é e acolhendo os outros como os outros são, procurando, porém, fazer sempre o melhor ao seu alcance.

Do livro, Sinal Verde.

27 de novembro de 2014

Crescer

Reconheces a necessidade de progredir, de elevar-te acima dos problemas do mundo, mas as dificuldades que encontras ainda te impedem de avançar.
Apazigua o teu coração, serena tua mente e busca, na paz interior, que a própria vida te indique as diretrizes a seguir, para que consigas o que tanto desejas, mesmo ainda prisioneiro num corpo material.
Buscas evolução, mas podes conquistá-la desde já, se te esforçares, se controlares o teu falar, modificares o teu modo de pensar, de agir e de sentir, se procurares no estudo perseverante a luz que te leve a vislumbrar o rumo certo no teu caminhar.
O crescimento interior começa quando a vontade de crescer se faz maior, quando o desejo de perfeição desperta dentro do ser.
Esforçando-te assim, pouco a pouco crescerá e, um dia, sem que o percebas, bem melhor poderás estar.
Caminha, confiante nas bênçãos do Criador, que haverá de recompensar todo o teu esforço nessa busca constante da paz.
Aprende a servir sempre  mais e mais. Serve não só com tuas mãos, serve também com o teu coração. Ama intensamente e abençoa.

Irmã Maria do Rosário


26 de novembro de 2014

Nascemos para manifestar
a glória do Universo que está dentro de nós.
Não está apenas em um de nós: está em todos nós.
E conforme deixamos nossa própria luz brilhar,
inconscientemente damos às outras pessoas
permissão para fazer o mesmo.
E conforme nos libertamos do nosso medo,
nossa presença, automaticamente, libera os outros.

Nelson Mandela
 

Estudo Mediúnico

15 de novembro de 2014

Amor fraternal

Na escola da vida todos somos aprendizes e nosso Mestre maior é Jesus. Seus ensinamentos permanecem vivos ainda hoje, embora se tenham passado pouco mais de dois milênios. Isto porque suas lições não foram apenas teóricas e sim, intensamente vivenciadas.
Assim, como discípulos do Mestre Jesus, também precisamos praticar o que temos aprendido e uma das suas mais importantes lições foi e será sempre o "amai-vos uns aos outros".
É através dos nossos atos de amor e caridade que nos revelamos ser discípulos de Jesus.
Aquele que tem fome, sede ou frio, socorramos com recursos materiais, mas acrescentando sempre uma palavra fraterna de encorajamento e de paz.
Aquele que passa por dolorosas e angustiantes provações, socorramos com as nossas manifestações de amor, mas fazendo tudo que esteja ao nosso alcance para minorar-lhe o sofrimento.
Procura assim, meu irmão, de uma forma ou de outra, levar alegria e paz, onde a dor faça morada.
Procure levar a luz da esperança, onde a desilusão leve à revolta.
Procure levar o incentivo da fé, onde a descrença possa reinar.
Tens também os teus problemas, tuas carências, teus momentos de aflições ou de dor. Contudo, lembra-te de que no socorro às necessidades materiais ou afetivas de teus irmãos, encontrarás o bálsamo que aliviará as tuas próprias dores.

 Irmã Maria do Rosário
  


25 de outubro de 2014

Pense positivamente!
Nossos pensamentos emitem ondas reais que se irradiam de nosso cérebro, formando uma atmosfera mental que é peculiar a cada pessoa.
De acordo com o tipo de vibração do pensamento, atrairemos a nós todas as ondas semelhantes.
Se você pensar negativamente, atrairá todos os pensamentos negativos, piorando seu estado.
Pense positivamente, para atrair apenas pensamentos positivos de paz e prosperidade.

Minutos de Sabedoria

22 de outubro de 2014

16 de outubro de 2014

Obsessão



"Entre os escolhos que apresenta a prática do Espiritismo, cumpre se coloque na primeira linha a obsessão, isto é, o domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. Nunca é praticada senão pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar. Os bons Espíritos nenhum constrangimento infligem. Aconselham, combatem a influência dos maus e, se não os ouvem, retiram-se. Os maus, ao contrário, se agarram àqueles de quem podem fazer suas presas. Se chegam a dominar algum, identificam-se com o Espírito deste e o conduzem como se fora verdadeira criança. A obsessão apresenta caracteres diversos, que é preciso distinguir e que resultam do grau do constrangimento e da natureza dos efeitos que produz. A palavra obsessão é, de certo modo, um termo genérico, pelo qual se designa esta espécie de fenômeno, cujas principais variedades são: a obsessão simples, a fascinação e a subjugação. "(O Livro dos Médiuns, capítulo XXIII).

Assim, tal fenômeno existiu em todas as épocas da humanidade, de tal modo que, na época de Jesus, usava-se o termo possessão para denominar os fenômenos de cunho obsessivo. Recordemo-nos de quando Jesus caminhava e deparou com um homem mentalmente perturbado. O homem inquiriu o Mestre: "quem és tu?"
Jesus respondeu: "Eu sou Jesus, e tu meu irmão, quem és?"
O homem, totalmente desequilibrado, disse: "Tu não, nós...nós somos legião". Jesus, sabendo perfeitamente que tratava-se de um processo obsessivo, asseverou: "Legião, sai dele". E rendendo à perfeição do Mestre os espíritos inferiores foram-se e deixaram aquele homem em paz.
Assim, "é a obsessão, cobrança que bate às portas da alma. É um processo bilateral. Faz-se presente porque existe de um lado o cobrador, sequioso de vingança, sentindo-se ferido e injustiçado, e de outro o devedor, trazendo impresso no seu perispírito as matizes de culpa, o remorso ou do ódio que não se extinguiu." (Obsessão / Desobsessão).
"As causas da obsessão variam, de acordo com o caráter do Espírito. E, às vezes, uma vingança que este toma de um indivíduo de quem guarda queixas da sua vida presente ou do tempo de outra existência. Muitas vezes, também, não há mais do que o desejo de fazer mal: o Espírito, como sofre, entende de fazer que os outros sofram; encontra uma espécie de gozo em os atormentar, em os vexar, e a impaciência que por isso a vítima demonstra mais o exacerba, porque esse é o objetivo que colima, ao passo que a paciência o leva a cansar-se. Com o irritar-se e mostrar-se despeitado, o perseguido faz exatamente o que quer o seu perseguidor. Esses Espíritos agem, não raro por ódio e inveja do bem. Outros são guiados por um sentimento de covardia, que os induz a se aproveitarem da fraqueza moral de certos indivíduos, que eles sabem incapazes de lhes resistirem. Um destes últimos, que subjugava um rapaz de inteligência muito apoucada, interrogado sobre os motivos dessa escolha, respondeu: Tenho grandíssima necessidade de atormentar alguém; uma pessoa criteriosa me repeliria; ligo-me a um idiota, que nenhuma força me opõe". (O Livro dos Médiuns, capítulo XXIII).

Podemos ressaltar que as causas da obsessão são as seguintes:
  • vingança de espíritos contra pessoas que lhes fizeram mal nesta reencarnação ou em outras reencarnações;
  •  simples desejo de fazer os outros sofrerem, por ódio, inveja, covardia, pois o espírito inferior se compraz em fazer alguém infeliz.
  • para usufruir dos mesmos condicionamentos que tinham quando na vida física, induzem os obsidiados a cometê-los (cigarro, drogas, sexo, etc)
  • apegos às pessoas pelas quais tinham grandes paixões quando em vida;
  • por interesses em destruir, desunir, dominar, provocar o mal, manter distúrbios, partindo de espíritos inteligentes das hostes inferiores.
  (A Gênese, pág. 305) "Nos casos de obsessão grave, o obsidiado fica como que envolto e impregnado de um fluido pernicioso, que neutraliza a ação dos fluidos salutares e os repele...
 "Sendo o perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido. Esses fluidos exercem sobre o perispírito uma ação tanto mais direta quando, por sua extensão e irradiação, o perispírito com eles se confunde. Atuando esses fluidos sobre o perispírito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com quem se acha em contato molecular. Se os eflúvios são de boa natureza, o corpo ressente uma impressão salutar; se são maus, a impressão é penosa. Se os eflúvios maus são permanentes e enérgicos, podem ocasionar desordens físicas; não é outra a causa de certas enfermidades". Daí a ideia de que "No conhecimento do perispírito está a chave de inúmeros problemas até hoje insolúveis". (O Livro dos Médiuns, cap. I)

Posto isso, a obsessão é um fenômeno que causa sofrimento demasiado, estando, assim, na raiz de grande parte das depressões, angústias e transtornos psicológicos.
Quanto ao encarnado, assistir palestras, usufruir do passe, manter pensamentos edificantes, ter uma paisagem mental positiva perante a vida, estudar e entender a Vida Maior, entregar-se à caridade em todos os momentos, fazer da vida uma oração constante, etc, são os meios de elevar a faixa vibratória e curar-se da obsessão. É a reforma íntima que cada um de nós deve promover em si.
Tal problemática é do interesse de todos nós e, assim, lembremos da frase de Jesus: "Vigiai e Orai"

30 de setembro de 2014

Mais Adiante...

 A sabedoria divina estabeleceu leis que impulsionam a vida naturalmente para a harmonia. 
Hoje, talvez, haja sombra.
Amanhã, porém, a luz voltará.
Agora, é possível que a tempestade ocorra.
Depois, porém, a bonança retornará.
Por ora, é provável que a dor te visite;
mais além, todavia, a paz te sustentará.
Neste momento, é possível que a enfermidade te faça companhia.
Logo mais, porém, o equilíbrio retomará.
Lembra-te de que és um espírito imortal, e que a saúde é o teu estado natural.
Tudo o mais que se te apresente com ameaças perturbadoras terá caráter transitório, porque é da lei de Deus que todas as criaturas se libertem do ego e cresçam para a consciência cósmica, plenas de paz.

 Scheilla

27 de setembro de 2014

Lição de Bondade

Quando Jesus entrou vitoriosamente em Jerusalém, montado num burrico, eis que o povo, alvoroçado, vinha vê-lo e saudá-lo na praça pública.
Muitos supunham que o Mestre seria um dominador igual aos outros e bradavam:
- Glória ao Rei de Israel!...
- Abaixo os romanos!...
- Hosanas ao vencedor! ...
- Viva o Filho de David!... Viva o Rei dos Judeus!...
E atapetavam a rua de flores.
Rosas e lírios, palmas coloridas e folhas aromáticas cobriam o chão por onde o Salvador deveria passar.
O Mestre, contudo, sobre o animalzinho cansado, parecia triste e pensativo. Talvez refletisse que a alegria ruidosa do povo não era o tipo de felicidade que ele desejava. Queria ver o povo contente, mas sem ódio e sem revolta, inspirado pelo bem que ajuda a conservação das bênçãos divinas.
O glorificado montador ia, assim, em silêncio, quando uma jovem, abeirou-se dele e lhe entregou uma braçada de rosas, exclamando:

- Senhor, ofereço-te estas flores para o Reino de Deus.
O Cristo fixou nela os olhos cheios de luz e indagou:
- Queres realmente servir ao Reino do Céu?
- Oh! sim... - disse a moça, feliz.
- Então - pediu-lhe o Mestre - ajuda-me a proteger o burrico que me serve, trazendo-lhe um pouco de capim e água fresca.
A jovem atendeu prontamente e começou a compreender que, no Reino Divino, Jesus espera de nós, acima de tudo, a bondade sincera e fiel do coração. 


Meimei
Acalme o seu coração.
Dificuldades são ensinamentos importantes.
Se você caiu, apoie-se no trabalho edificante para reerguer-se. Se a doença o visita, encare-a sem revolta nem desanimo, recorrendo aos recursos necessários para a volta ao equilíbrio.
No mundo, a noção de saúde ainda se limita à visão parcial do corpo físico.
Há, porém, doentes saudáveis, do ponto de vista espiritual, assim como existem pessoas em plena posse das energias físicas, entretanto doentes do espírito.
Lembre-se de que a vida gera mais vida. Lutas, dores, decepções e tristezas formam o quadro abençoado de experiências que nos ensinam a perseverar sempre.
Em qualquer situação, prossiga trabalhando no Bem.
Rejeite os pensamentos negativos.
No final, tudo passará e você se descobrirá feliz e capaz de muitas realizações.

Pelo Espírito Scheilla 

23 de setembro de 2014

Procure olhar a realidade com os olhos limpos e o coração desarmado, levando em conta que aquilo que chamamos de felicidade e infelicidade quase sempre não passará da maneira como olharmos o mundo.

Pelo Espírito Scheilla

18 de setembro de 2014

É exatamente disso que a vida é feita

"É exatamente disso que a vida é feita, de momentos.
Momentos que temos que passar, sendo bons ou ruins, para o nosso próprio aprendizado.
Nunca esquecendo do mais importante: Nada nessa vida é por acaso. Absolutamente nada.
Por isso, temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível.
A vida nem sempre segue a nossa vontade, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser."
Chico Xavier

14 de setembro de 2014

Venha a Nós o Teu Reino

"Venha a nós o teu reino..." - assim rogou Jesus ao Pai Celestial, sabendo que só o Plano de Deus pode conceder-nos a verdadeira felicidade. Mas, o Mestre não se limitou a pedir; ele trabalhou e se esforçou para que o Reino do Céu encontrasse as bases necessárias na Terra. 
 Espalhou, com as próprias mãos, as bênçãos da paz e da alegria, a fim de que os homens se fizessem melhores.
Uma locomotiva não corre sem trilhos adequados.
Um automóvel não avança sem a estrada que lhe é própria.
Assim também, o auxílio celeste reclama o nosso esforço. É sempre indispensável purificar o nosso sentimento para recebê-lo e difundi-lo.
Sem a bondade em nós, não poderemos sentir a bondade de Deus ou entender a bondade de nossos semelhantes.
Quando é noite e reclamamos: - "Venha a nós a luz", é necessário ofereçamos a lâmpada ou a candeia, para que a luz resplandeça entre nós.
Jesus trabalhou pela vinda da Glória do Céu ao mundo, auxiliando a todos e ajudando-nos até à cruz do sacrifício, dando-nos a entender que o Reino de Deus é Amor e só pelo Amor brilhará entre os homens para sempre.
 
Meimei

Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã.
(Psicografia de Francisco C. Xavier)

10 de setembro de 2014

Advento do Espírito da Verdade

Havre, 1863

        – Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que a suplicam. Seu poder cobre a Terra, e por toda parte, ao lado de cada lágrima, põe o bálsamo que consola. O devotamento e a abnegação são uma prece contínua e encerram profundo ensinamento: a sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender estas verdades, em vez de reclamar contra as dores, os sofrimentos mortais, que são aqui na Terra o vosso quinhão. Tomai, pois, por divisa, essas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõe. O sentimento do dever cumprido vos dará a tranquilidade de espírito e a resignação. O coração bate melhor, a alma se acalma, e o corpo já não sente desfalecimentos, porque o corpo sofre tanto mais, quanto mais profundamente abalado estiver o espírito.

O mal e o remédio

SANTO AGOSTINHO
Paris, 1863 
Que remédios, pois, poderíamos dar aos que foram atingidos por obsessões cruéis e males pungentes? Um só é infalível: a fé, voltar os olhos para o céu. Se, no auge de vossos mais cruéis sofrimentos, cantardes em louvor ao Senhor, o anjo de vossa guarda vos mostrará o símbolo da salvação e o lugar que devereis ocupar um dia. A fé é o remédio certo para o sofrimento. Ela aponta sempre os horizontes do infinito, ante os quais se esvaem os poucos dias de sombras do presente. Não mais nos pergunteis, portanto, qual o remédio que curará tal úlcera ou tal chaga, esta tentação ou aquela prova. Lembrai-vos de que aquele que crê se fortalece com o remédio da fé, e aquele que duvida um segundo da sua eficácia é punido, na mesma hora, porque sente imediatamente as angústias pungentes da aflição.
O Senhor pôs o seu selo em todos os que crêem nele. Cristo vos disse que a fé transporta montanhas. Eu vos digo que aquele que sofre e que tiver a fé como apoio, será colocado sob a sua proteção e não sofrerá mais. Os momentos mais dolorosos serão para ele como as primeiras notas de alegria da eternidade. Sua alma se desprenderá de tal maneira de seu corpo, que, enquanto este se torcer em convulsões, ela pairará nas regiões celestes, cantando com os anjos os hinos de reconhecimento e de glória ao Senhor.
Felizes os que sofrem e choram! Que suas almas se alegrem, porque serão atendidas por Deus.

30 de agosto de 2014

JESUS E SEUS DISCÍPULOS


Fazia 400 anos que a mensagem -a Profecia- houvera sido esquecida. O povo de Israel acreditava que DEUS houvera se esquecido deles. O Império Romano dominava arbitrariamente subjugando seu poder (ter o domínio), sobre o povo.
Israel naquela época estava dividida em tetrarquias e naquela que era a mais pobre, a Galiléia, surgiria um homem que comoveria multidões. A mensagem passava entre todos, que desejavam ver aquele homem incomum, estropiados, infelizes, surdos, paralíticos, mudos, leprosos, todos eles desejavam achegar-se a JESUS DE NAZARÉ, filho de José e de Maria.
Uma nova esperança clareava aquela região.
Amaram-no ou odiaram-no, mas nunca ficaram indiferentes à sua presença.
Jesus cuja perfeição esta longe de nós, é a luz maior, é o ser mais perfeito que já esteve na Terra. Embora sua luz brilhe, estamos tão distante dela.
O Cristo vinha trazer sua palavra generosa, a sua mensagem de amor para transformar vidas, mentes, espíritos.
Naquela madrugada, Ele iria se recolher-se no monte, durante toda a noite em oração, elevou seu pensamento a Divindade, viajando para dentro de si mesmo, preparando-se para o acontecimento que se daria pela manhã, junto ao Mar da Galiléia, onde uma multidão amontoava-se para vê-lo, Jesus resolveu escolher doze homens, aqueles que ele chamaria de APÓSTOLOS. Ele iria chamando um a um, enumerando-os, para que eles pudessem ajudar, afim de prepará-los para levar a Mensagem de Amor a todas as criaturas.
De acordo com Mateus, o Evangelista, em seu evangelho, vai nos dizer que esses doze homens foram:
-SIMÃO-TAMBÉM CHAMADO PEDRO,
-ANDRÉ- SEU IRMÃO,
-TIAGO-FILHO DE ZEBEDEU,
-O SEU IRMÃO JÕAO- O DISCÍPULO AMADO DE JESUS,
 -FILIPE,
-BARTOLOMEU, QUE TAMBÉM CHAMADO DE NATANAEL,
-TOMÉ
-MATEUS,
-THIAGO- FILHO DE ALFEU,
-JUDAS TADEU,
-SIMÃO ZELOTE
-JUDAS ISCARIOTES.
 A diferença que há entre a palavra discípulo e a palavra apóstolo:
-os discípulos da “BOA NOVA”, foram todos aqueles que seguiram e seguem as pegadas do Mestre JESUS. Do latim, aluno, aquele que aprende com o seu mestre. Muitos homens e mulheres acompanharam seu caminho, seguiram seus passos, aprenderam com ELE as suas lições.
- A palavra APÓSTOLO que vem do grego e significa enviado, legado, embaixador, foi o título que JESUS deu a esses doze homens, que ele escolheu para acompanhar seus passos. 

-A PRIMEIRA FASE, DO CHAMAMENTO:
Junto ao lago de Genesaré, Jesus percorrendo, aquele lago tranquilo, viu a frente dois irmãos, SIMÃO também chamado PEDRO e seu irmão chamado ANDRÉ, eles estavam jogando as redes ao mar.
-E JESUS APROXIMANDO-SE DELES LHE DISSE:
- “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Eles o seguiram sem duvida nenhuma, foram confiantes, deixaram ali suas redes.
Naquele mesmo dia, mais a frente, Jesus iria ver dois outros irmãos, filhos de Zebedeu e Salomé. Salomé que era irmã de Maria, mãe de Jesus, portanto primos dele, tratava-se de TIAGO E JOÃO. E aproximando-se deles, O MESTRE POR EXCELÊNCIA lhes disse:
- “FILHOS DE ZEBEDEU, DESEJAIS PARTICIPAR DAS BOAS NOVAS COMIGO?”
-Sem duvidar, eles também deixaram suas redes e o seguiram.
Contam os benfeitores espirituais, que JOÃO ajoelhou-se aos pés de Jesus, beijando as suas mãos em lágrimas e TIAGO, colocou a sua destra sobre o ombro de JESUS, eles iriam trabalhar muito em harmonia na seara junto ao mestre Jesus. 
-JOÃO FOI CHAMADO O DISCÍPULO AMADO DO MESTRE- era o mais novo, com apenas quatorze anos de idade.
- BARTOLOMEU ou NATANAEL conheceu Jesus através de um amigo, FILIPE. Certo dia Bartolomeu estava em sua casa, quando Filipe aproximou-se e lhe disse:
- Aquele a quem nós estamos aguardando desde há muito, já se encontra entre nós! É JESUS DE NAZARÉ! Filho de um carpinteiro, Bartolomeu sorriu zombando:
“PODE VIR ALGUMA COISA BOA DE NAZARÉ”? É porque naquela época, apesar do povo aguardar a vinda do MESSIAS, eles não sabiam de onde ELE viria e corria boca a boca, que na região de Nazaré, não poderia vir nada de bom. Era estranho aquele homem que levantava pessoas que estavam tidas como mortas, que curava leprosos, devolvia vistas aos cegos, viesse daquela região. E portanto eles resolveram ir ao encontro do mestre, para que Bartolomeu pudesse ver com seus próprios olhos. Ele andava por aquela estrada poeirenta, quando avistou ao longe JESUS, assentado sobre uma rocha debaixo de uma árvore e quando Bartolomeu se aproximou dele, antes que dissesse qualquer coisa,  então JESUS DISSE-LHE:
“AQUI HÁ UM VERDADEIRO ISRAELITA, EM QUEM NÃO HÁ DOLO.”(culpa, fingimento) O homem ajoelhou-se aos pés daquele desconhecido e lhe disse: “RABONI”- que quer dizer MESTRE TU SABES QUEM EU SOU?
-“ERGO BONUS PASTOR SUM”.- EU SOU O BOM PASTOR E CONHEÇO A TODAS AS MINHAS OVELHAS. Naquele dia Bartolomeu reconheceu Jesus o Mestre por Excelência.
-FILIPE já era discípulo de Jesus quando convidou Bartolomeu. Ele fora convidado na cidade de Betânia, quando escutava Jesus falar da Boa Nova. Ele estava a margem do Rio Jordão, falando a multidão e quando Filipe se aproxima, olhando profundamente em seus olhos O MESTRE DIZ:-SEGUE-ME!- E ELE O SEGUIU-
Os evangelistas não nos narram exatamente quando foi que Jesus convidara JUDAS ISCARIOTES, para ser um de seus discípulos.
Em uma manha de sábado, Jesus caminhando perto da Alfândega, encontrou um homem um publicano, ele estava no telônio (casa ou mesa onde recebiam rendas públicas), realizando o seu trabalho como de costume, quando ele vê aquele homem vindo em sua direção, ele apenas ouviu a voz de Jesus a  lhe dizer:
-“MATTAIOS, MATEUS, VINDE COMIGO, eu te convido para que possas anotar agora almas para o reino dos céus”, ele levantou-se e seguiu Jesus sem questionar.
-o chamamento de Judas Tadeu, se deu de uma forma diferente, conforme esta narrado pelo espírito Shaolin, através da mediunidade de João Nunes Maia, no livro AVE LUZ. Quando Judas Tadeu era criança para a adolescência, conheceu um homem chamado Basílio, tido como feiticeiro naquela região, ele foi convidado para ir a sua cabana e lá Basílio lhe mostrou através de uma pedra coberta por um véu, passar como um filme, toda trajetória da vinda do messias, seu nascimento na estribaria até a sua morte na cruz, Basílio disse a ele: esse é o CRISTO, AQUELE A QUEM ESPERAMOS, QUE AS PROFECIAS ANUNCIARAM e tu será chamado para se tornar uns de seus discípulo e aceitando irá trabalhar junto a BOA NOVA. O TEMPO PASSOU E QUANDO ELE CONHECEU JESUS, ACENDEU NO SEU CORAÇÃO UMA CHAMA, ele reconheceu Jesus como o messias e seu mestre. 
-SIMÃO O ZELOTE, ouvira  falar de Jesus através das pessoas que andavam pela cidade, todos queriam vê-lo, tocá-lo, beneficiar-se dele, ele também desejava conhecê-lo, desde sempre ele queria fazer o bem, tinha convicção que a sua missão na terra era de ajudar pessoas necessitadas e então quando conheceu o meigo RABI DA GALILÉIA, também resolveu segui-lo, sendo convidado por ELE.
-TOMÉ, o apóstolo que duvidou, a história não nos relata como foi chamado, mas se sabe que ele seguiu e aceitou o mestre Jesus.
- TIAGO MENOR- através de um sonho, onde foi envolvido por uma vibração que não podia explicar, ele vê Moisés, que lhe fala do MESTRE que já estava na terra e de sua missão especial de direcionar vidas, e logo após uma luz imensa fez aparecer Jesus, que estendia a sua mão e lhe dizia: “VEM A MIM, QUE TE FAREI MEU DISCÍPULO”, PARA QUE TENHAS FÉ REDOBRADA EM DEUS, EM TI E NO PRÓXIMO.
O CHAMAMENTO DE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS, É ALGO MUITO INTERESSANTE. PORQUE SE VÊ UMA AUTORIDADE PERANTE AQUELES HOMENS. NENHUM DELES PEDIU PARA PENSAR, TODOS ELES SEGUIRAM-NO, NÃO PERGUNTARAM ABSOLUTAMENTE NADA. 

- A SEGUNDA FASE DA VIDA DE JESUS COM SEUS APÓSTOLOS, É O DA EDUCAÇÃO:
- O mesmo espírito Shaolin, já citado no livro Ave Luz, nos narra por diversas vezes o Meigo Rabi da Galiléia, na casa de Simão Pedro, nas Igrejas que houvera se fundado em BETSAIDA, em BETÂNIA, as vezes na praia de Cafarnaum, a noite se reuniam. Era o momento que eles tinham para tirar as suas dúvidas, inquirir ao mestre sobre os sentimentos, sobre as mensagens que eles houveram recebido durante todo dia, ERA UM MOMENTO MUITO ÍNTIMO DE JESUS E SEUS APÓSTOLOS. MUITO BEM NARRADO HOJE PELOS benfeitores ESPIRITUAIS.
Durante três anos e meio aproximadamente, conforme nos conta os historiadores, esses doze homens que foram apóstolos de Jesus, seguiram suas pegadas, trabalhando em seu nome e aprendendo sua lição valorosa e onde quer que o mestre estivesse eles também estavam.
CONTA  TAMBÉM A BÍBLIA SAGRADA, ATRAVÉS DOS EVANGELISTAS, (LUCAS, MATEUS, JOÃO, MARCOS), QUE JESUS POR DIVERSAS VEZES ACONSELHOU, ADVERTIU; CENSUROU, REPREENDEU COM BRANDURA, OS SEUS APÓSTOLOS. Assim nós vamos notando que durante a trajetória de Jesus na terra, ele foi preparando um a um para que eles pudessem depois continuar o trabalho.
 
- TERCEIRA FASE, É A DA MISSÃO:
 O fato é que quase todos aqueles, mulheres, homens daquela época, que seguiram o CRISTO, foram martirizados, sofreram perseguições, foram jogados as feras, um fim doloroso para nós, mas para eles a sua redenção. Jesus foi o maior exemplo de todos, quando os homens não souberam compreender a sua mensagem, perseguido por causa dela, foi levado ao madeiro da cruz.
Carregou a sua cruz, não em sacrifício, mas em holocausto de amor, para que nós pudéssemos aprender a carregar as nossas cruzes até o fim, para que nós pudéssemos chegar a nossa plenitude.

-JUDAS ISCARIOTES- não podemos esquecer dele, aquele que se suicidou, que por inconsequências dos seus atos, por haver compreendido de forma erronia a mensagem de Jesus, porque ele desejava que Jesus pudesse se sobrepor ao Império Romano, através da força e do poder, ele reconhecia que Jesus era o Mestre dos mestres, mas ele desejava que Jesus tomasse em suas mãos o poder de Roma. E quando O entrega é para que isso acontecesse. No julgamento quando ele vê que Jesus se silenciou, ele não suportou, caindo em si, buscou o suicídio. MAS JESUS NA SUA MISERICÓRDIA INFINITA, CONFORME NOS CONTA MARIA DOLORES, ATRAVÉS DA MEDIUNIDADE DE CHICO XAVIER, JESUS VAI AS ZONAS UMBRALINAS DEPOIS DA SUA MORTE PARA ADORMECER JUDAS, QUE ESTAVA SOFRENDO POR CAUSA DO SEU ATO- O SUICÍDIO- O que mais lhe pesou não foi a traição, mas sim o suicídio, o ato de exterminar a própria vida. MAIS TARDE, MARIA SANTÍSSIMA, DESCE AS ZONAS UMBRALINAS, PARA RECOLHER O ESPÍRITO DE JUDAS ISCARIOTES.
 
Nós que queremos seguir a mensagem de JESUS CRISTO, pensemos:

O que estamos fazendo de nossa vida?
Qual o destino que estamos lhe dando?

Perguntemos a Maria de Magdala, onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:- Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez, que a sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara.

Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus. Ele nos responderá: - Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo incondicionalmente, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.

Perguntemos a Pedro quando deu o nascimento de Jesus, Ele nos responderá: - Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifas, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.

Perguntemos a Paulo de Tarso, quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá: - Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava: Saulo, Saulo porque me persegue? E na cegueira passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe disse:- Senhor, o que queres que eu faça?!

Perguntemos a Tomé onde e quando nasceu Jesus. Ele nos responderá: - Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Perguntemos à mulher da Samaria o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus. E ela nos responderá: - Jesus nasceu junto à fonte de Jacob na tarde em que me pediu de beber e me disse: - Mulher eu posso te dar a água viva que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas. Naquela tarde soube que Jesus era realmente um profeta de Deus e lhe pedi: - Senhor, dá-me desta água.


Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá: - Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse.
E ante a meiguice do seu olhar e a majestade da sua figura pude ouvir a mensagem do Alto: - "Este é o meu Filho Amado, no qual pus a minha complacência!
- Compreendi que chegara o momento de ele crescer e eu diminuir, para a glória de Deus.
Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus? Ele nos responderá:- Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: - Lázaro! Levanta.
Neste momento compreendi finalmente quem Ele era... A Ressurreição e a Vida!

Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
- Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e a sua condenação.
Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.

Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
-Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor. 
 Agora pensemos um pouquinho:
E se nós perguntarmos, na nossa vida, quando Jesus nasceu?

Meditemos por alguns segundos: quando foi que Ele nasceu em nossa vida?
Mas se nós não encontrarmos a resposta, se Ele ainda não nasceu, deixemo-lo nascer. Façamos com que ele brilhe a Sua luz dentro de nós, para que possamos ser portadores da sua mensagem, não apenas através das palavras, mas principalmente através dos nossos atos.
“MADRE TEREZA DE CALCUTÁ JÁ DIZIA QUE AS PALAVRAS, ELAS COMOVEM, MAS OS EXEMPLOS ARRASTAM”! Através dos nossos exemplos podemos levar a mensagem de Jesus.

Que Jesus possa verdadeiramente nascer em nossos corações e nesse dia seremos verdadeiramente felizes, pois entenderemos a vida como ela é.